segunda-feira, janeiro 10, 2005

Zoologias

O gestor Excell:
espécie autóctone, aparência distinta, gravata de seda italiana, ao volante de um bom carro, bronzeado ligeiro (excepto na Páscoa, quando aparece bronzeado da neve, e no Natal, quando aparece moreno das férias no hemisfério sul).
Fluente em Excell e em inglês. Teve problemas com o português no secundário, que foram ultrapassados assim que deixou o ensino português, que considera péssimo. Faz cálculos como ninguém, mas não interpreta, porque é objectivo. É grande leitor de: Finantial Times, Economist, Time. Compra às vezes o DN para ler o que escrevem os seus amigos. Tem um MBA feito nos EUA, suportado pelo pai, a quem traz charutos, cada vez que vai a Cuba. Adorou a Católica, onde fez imensos amigos, com quem sai à noite regularmente.
Acha que todos os vinhos franceses são bons. Acha que só ele conhece os bons vinhos portugueses. Acha que, em geral, os produtos portugueses são maus. Não suporta a conversa dos "têxteis". É adepto ferrenho da liberalização total do comércio. Não adora a Europa, mas sempre gosta de dar um saltinho a Paris de vez em quando.
Nunca andou de metro. Não faz ideia do que custa um bilhete. Pelo contrário, sabe exactamente quanto custa cada trabalhador da empresa que gere. Tem uma vaga ideia de quanto vale. Considera o mercado uma coisa "perigosa". Tem-se na conta de domador de feras. Acha que só ele consegue salvar o país.
Acha os sindicatos uma coisa obsoleta, ninhos de homens de meia branca e bigode, que nunca foram ao estrangeiro. Imagina que são amigos da sua sopeira. Não tem empregada doméstica. Tem sopeira. A Luzia, que é caseira da quinta dos pais. Acha que a Luzia é "amorosa". Desconhece que a Luzia tem diabetes e está quase cega.
Para ele, qualquer homem com mais de 50 anos, à excepção do pai, está arrumado, já não sabe nada. A experiência só vale até aos 40. A mãe é uma querida. Quer encontrar uma namorada como a mãe. Não dá gorgetas porque não quer alimentar ilegais. Acha que os emigrantes são uma praga. Não faz ideia de que há a "linha de Sintra".
Acha o chá da Versailles a coisa mais chique que já viu em Lisboa. Tirando isso, só o condomínio fechado onde vive. Nada imenso, adora. Quando tem que viajar para o Norte, sente imensas saudades do sol. Não se imagina a viver sem sol.
O escritório é o melhor lugar do mundo, a seguir à Kapital, às quintas à noite. E o Excell é o melhor programa que já foi inventado. Está a pensar escrever um livro sobre si próprio, mas acha que ainda é cedo. Quer ser político um dia mais tarde, porque acha apaixonante a ideia de gerir um país inteiro. Se não fosse gestor, queria ser rei.

4 Comments:

Blogger César de Oliveira said...

someone you know? ;)

6:16 da tarde  
Blogger César de Oliveira said...

já agora, diz lá ao Mr. Excel (será parente de Mr. Big?) que aqui no norte já não chove hás uns dias.

6:18 da tarde  
Blogger roque said...

eheheh, está fantástico!

7:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Amigo teu? Cruzes...DR

1:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


Dr. Jay's