quarta-feira, abril 28, 2004

A Parade parada



Berlim é famoso por muitas coisas, não especialmente pelas bolas - as de Berlim, propriamente ditas. Entre essas, destaca-se a Love Parade: uma manifestação discutível, de gosto também discutível, mas indiscutivelmente célebre, desde a sua origem. Chegam à cidade hordas de bárbaros, prontos a dar asas ao excesso de energia acumulado durante o ano inteiro, entre piercings e penteados radicais, com colour e style. Ya. Um ano é muito tempo. Sob um calor intenso, deixam-se purificar dos inúmeros hamburgers consumidos, bem como das respectivas batatas fritas. Ingerem cerveja em quantidades inimagináveis - só contablilizadas pelos serviços de limpeza - e depois movimentam-se loucamente ao som de música (?) tecno. Aliás, é essa a origem remota desta Parade: uma rave à escala urbana, sem tecto nem volume limitado.
Por detrás da Parade há uma organização, quer se acredite quer não. Ela provê à contratação de bons DJ's, homens de fibra capazes de pôr uma cidade inteirinha a mexer-se, normalmente com um calor abrasador. Ela provê também à colocação de WC's, cuja utilidade se menciona indirectamente no parágrafo anterior. E ela vive disso.
Acontece que este ano a cantiga que está a dar é mesmo a da crise...resultado: a acontecer, a Love Parade será provavelmente à mesma hora, no mesmo dia, noutro local.
A tradição já não é o que era. Talvez Berlim volte a ser.


Dr. Jay's