terça-feira, junho 22, 2004

Ontem à noite

Ontem à noite. Wiener Philharmoniker dirigida por Ricardo Muti, na Berliner Philarmoniker.
Programa:
1ª Parte: Verdi (Abertura de A Força do Destino, seguida das Quatro Estações, das Vésperas Sicilianas)
2ª Parte: Busoni (uma suite para Orquestra de Turandot), seguido de Respighi (Feste Romane).

Disse que o programa era meio-meio, o que é inteiramente falso: nem Verdi é tão clássico, nem Busoni e Respighi tão contemporâneos...é o que dá a falta de cultura musical...
Mas como me estou nas tintas para afirmações "à Figo", de que se não deve abrir a boca acerca do que não se pratica, aqui vai disto! Ora bem, Verdi é sempre excelente para abrir, sobretudo para um maestro italiano com uma orquestra austríaca, no terreno de um britânico, que dirige uma orquestra alemã... E foi ver Muti a dirigir, de início, com um sarcasmo colossal, tal qual chefe militar a caminho da guerra. Berlim é só a capital da Prússia...e os prussianos, como se sabe, era mais cacetada...
Foi também o momento ideal para mostrar todas as habilidades da orquestra. Os austríacos também queriam revelar aos alemães que sabem de música o que os prussianos sabem de tropa. Resultado: uma exibição deliciosa, em jeito de show-off ou de disputa inter pares - sim, porque a Filarmónica de Berlim só se mede com a de Viena, aqui no Velhíssimo Continente!
A segunda parte foi o corolário da primeira, não só na consagração de Muti como um grande maestro, como na confirmação inexcedível da orquestra. Especialmente com Respighi, cheio de jogos, diálogos e cumplicidades entre os músicos, brilhou a música, no alto, onde Muti acabou pondo os olhos.
A Filarmónica cheia, tudo de pé, vibração geral, durante 10 minutos só palmas. Muti regressou, -já bem preparado, diga-se...- e no meio de umas piadas à acústica da sala (que é óptima!) ofereceu, como aqui não acontece, um encore. Foi o caminho para o êxtase! Muti, como bom italiano, um sedutor.

1 Comments:

Blogger César de Oliveira said...

inveja inveja inveja inveja inveja inveja inveja inveja inveja inveja inveja inveja inveja inveja inveja inveja

2:07 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home


Dr. Jay's