segunda-feira, julho 12, 2004

E agora, para boas notícias...

Este ano, completa-se um projecto chamado "Percursos", que foi lançado pelo CCB, em particular por dois programadores chamados Madalena Victorino e Giacomo Scalisi, em 2002. A ideia era levar o CCB, essa estrutura gigantesca, monolítica, que oferece em geral programação à capital até outros sítios do país. Por outro lado, os dois programadores resolveram inverter papéis: assim, em vez de se limitarem a adquirir espectáculos já feitos, propuseram aos artistas que fossem desenvolver ideias para Portugal, em especial, para Lisboa, Viseu, Coimbra e Évora.
O que daí resultou foi muito especial. No ano passado, de Maio a Outubro, cada uma das cidades mencionadas contou com um Festival Percursos, onde durante uma semana e a preços acessíveis, se mostraram os resultados desses encontros: encontros entre as cidades e os artistas, mas também encontros entre todas as pessoas ligadas aos Percursos, artistas e públicos.
O objectivo era também claro: criar parcerias, lançar pontes, estabelecer diálogos, que pudessem, no futuro, abrir as cidades ao exterior, e contaminar esse "exterior" com o espírito das cidades. Nasceram amizades, conflitos, ideias, amores, parcerias, contágios. Assim, o projecto continuou ao longo deste ano. Desta feita, o projecto tem-se tecido devagarinho, nas comunidades artísticas destas cidades, nas quais algumas companhias fazem as suas criações, tendo-se literalmente mudado para lá. Estabelecem laços com esses lugares, são interpelados por públicos novos, estimulados por uma curiosidade de quem aí vive e quer saber do "estrangeiro" que de repente lhe ocupa a vida.
O projecto pretende construir a solidez de intercâmbios que, por si próprios, possam continuar no futuro. Isto, sim, é ter uma noção do país...que há públicos sequiosos de ver, de ouvir, de se encantar, nas cidades onde não moramos e que visitamos, mais por obrigação do que outra coisa, de vez em quando, sobretudo com bom tempo... Essas cidades podem e devem ter a possibilidade de no futuro constituir uma oferta cultural estimulante, que alguém de Lisboa faça centenas de Km para ir ver a Viseu, por exemplo. Ou, porque não, de Évora a Coimbra?
Tudo isto para explicar um projecto por que me apaixonei, tarde, mas ainda a tempo. É que os Percursos se estendem até ao final deste ano. E, em Outubro, ameaçam transformar o país num "monstro de quatro corações", para usar as palavras do Giacomo Scalisi, o que quer dizer, organizar em duas semanas um festival à escala nacional, em que estas quatro cidades, Lisboa, Évora, Coimbra e Viseu, se tornarão pólos de uma viagem inesquecível.
É entre 9 e 24 de Outubro que tudo se vai passar. Só que, ao contrário do ano passado, não são os artistas que vão ao encontro do público, é o público que vai atrás dos artistas! E por isso, estão organizadas viagens entre estas cidades, a um preço imbatível (20 €), para nos levar a descobrir o país noutra perspectiva. As viagens em si mesmas constituirão parte deste grande festival, mas isso é uma surpresa...
Falo nisto agora porque hoje mesmo começaram a ser vendidos os bilhetes para os Percursos de Outubro, no CCB.
Os Programas estão aqui.
Vemo-nos por lá?



1 Comments:

Blogger César de Oliveira said...

combinado! :)

5:47 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home


Dr. Jay's