quinta-feira, junho 24, 2004

Irritante

Já li muita coisa sobre a ideia de cobrar os passes sociais de acordo com o escalão do IRS. Hoje, li um post do Barnabé sobre o assunto, que me irritou muito. Tal como o costumeiro discurso da esquerda que assume que só os Belmiros&Cia. pagam o IRS pelo escalão mais alto - ou deveriam pagar. Isto é o mais completo disparate: há muitos contribuintes que pagam pelo escalão mais alto! Nem todos os contribuintes são trafulhas! Há muitos portugueses a quem as Finanças vão buscar uma talhada enorme! Não se trata nem de Belmiros, nem de Champalimauds, necessariamente. E que andam de transportes públicos, sim!
Por outro lado, também me irrita este discurso da direita liberal que em vez de dizer claramente que não acredita no princípio redistributivo da riqueza, que subjaz à cobrança de impostos, inventa sucessivamente formas de ir ao bolso dos honestos, a quem já as Finanças rapinaram uma fortuna. Resumindo: se eles já pagam mais impostos e se vão pagar mais em tudo o resto, acabam pior do que quem tem objectivamente menos rendimentos! Tiro no pé: a fraude fiscal passa a ter justificação!
Resumindo, como se tem dito e voltado a dizer, só com o combate à fraude e evasão fiscal se chega a algum lado. E essa de ir buscar várias vezes à mesma fonte, essa não vale...
A direita deita as mãos à cabeça a ver onde vai buscar mais uns tostões, a esquerda vai zurzindo vergastadas no ar à moda do Louçã.
E esses meninos que opinam, têm as declarações de IRS em dia? E as prestações à Segurança Social também?


Dr. Jay's