segunda-feira, setembro 20, 2004

Everybody needs good neighbours

Rapidamente, sobre as eleições em Sachsen e Brandenburg: a descida do SPD e da CDU era mais do que esperada, sobretudo depois das recentes manifestações contra o Hartz IV, que faz parte de um pacote de medidas muito mais amplas, a Agenda 2010, pela qual Schroeder paga em descontentamento social, mas de que não abdica.
Há que equilibrar depois dois elementos: por um lado, a ascensão galopante dos antigos comunistas e por outro lado, a subida nos resultados de partidos de extrema-direita.
As eleições decorreram em dois estados da antiga Alemanha de Leste, onde grassa 20% de desemprego. Houve uma vontade clara do eleitorado em enviar um sinal de protesto ao governo, votando por assim dizer "ao lado". Só que há lados e lados...e a extrema-direita é um ângulo demasiado agudo...
Da Áustria, chegam porém boas notícias. O partido de Haider que tanta tinta fez correr pela Europa fora - e ainda bem! - recuou quase 17 pontos num dos estados onde tinha obtido melhores resultados, ficando-se agora pelos 5%. Se este for o futuro reservado aos partidos de extrema-direita, então que a Áustria seja arauto de boas notícias!
Entretanto, e porque as cabeças não param, vai-se falando, meio a brincar meio a sério, na possibilidade de se alterar o sistema de voto: em vez de se votar a favor de um partido ou de um político, poder-se-ia optar por votar contra...e aí, garantem alguns analistas, desapareceriam muitos destes partidos que o tempo se ocupa em eclipsar.
Mas porque a confiança no destino nunca deve ser em demasia, um bocadinho de protesto é sempre bom para acordar os mais desatentos.


Dr. Jay's