sexta-feira, dezembro 10, 2004

Dê-me música, Sir Rattle!

Ontem, outro concerto na Philharmonie, em noite gélida berlinense. Rattle, com a sua orquestra cúmplice, com um programa variado entre o velho e o novo, como sempre.
Na primeira parte, a "Ouverture du Corsaire" de Berlioz, primeiro. Pensei: ok, é só para aquecer... De Debussy, compositor que Rattle nunca dispensa, "Jeux", um "poema dançado" a partir de Nijinsky - e já fomos mais longe... E, finalmente, a estreia de uma peça de Hindemith, (Klaviermusik mit Orchester op. 29), que contou com Leon Fleisher ao piano, só com a mão esquerda... Sim, a peça foi composta para Paul Wittgenstein, pianista austríaco que só tinha um braço. Mas o dito pianista, a quem o compositor havia cedido os direitos da peça, não ficou contente com a mesma, nunca a tendo tocado e nunca tendo cedido os direitos para que alguém a trouxesse à luz do dia. Finalmente, e depois de muita controvérsia, compraram-se os direitos ao arquivo de Wittgenstein, permitindo que fosse ontem estreada na Philharmonie.


A segunda parte foi bastante mais clássica: a Quarta Sinfonia de Beethoven. A orquestra serena, segura, bem disposta, ligeira às vezes e profunda outras, deu-me a ouvir a Quarta como nunca a tinha ouvido. Nem mesmo nas gravações de Rattle...
Sir, dê-me música! Mais música!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ele há gajas com sorte!

5:10 da tarde  
Blogger César de Oliveira said...

play it again, simon!

8:41 da tarde  
Blogger César de Oliveira said...

o aluguer de casas em berlin anda muito inacessível? ;)

8:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


Dr. Jay's