quarta-feira, março 31, 2004

Bola de Berlim sem recheio

Fiz a experiência radical de frequentar aqui um curso de alemão. Acabei numa escola privada, a Hartnackschule - eu sei, não é bom de pronunciar - onde, depois de um teste feito numa garagem inundada de gente a fazer um teste, me puseram num nível que deconhecia - uma coisa como o Sá-Carneiro, "pilar da ponte de tédio, que vai de mim ao outro"... traduzindo: fui parar a um curso de um mês intensivo, de recapitulação de toda a gramática básica.
Boa, pensei eu, assim é que vai ser, vou sair daqui a falar que é uma beleza - sem erros, estruturas gramaticais correctas, verbos bem conjugados - maravilha!
Hoje, o meu curso acabou. Sei dizer tanto quanto sabia, mas reaprendi as regras todas...e gastei uma pequena fortuna.
À tardinha, vou a uma Volkshochschule, para os leigos "escola do povo", ver se ainda há lugar para uma pobretanas linguisticamente carente.
O que vale às grandes democracias são estes ataques de boa-vontade...


Dr. Jay's