segunda-feira, janeiro 17, 2005

Catalogação Aristotélica

Se se usasse um critério aristotélico para catalogar os blogs, diríamos que há aqueles que têm o seu fim em si mesmos e há os outros, que só vêem cumprido o seu fim fora da actividade bloguística.
Os primeiros não precisam de leitores, são auto-suficientes, narcísicos e umbiguistas. Os segundos só existem na medida em que tenham quem os leia, os discuta, os provoque, lhes responda.
Os primeiros têm comentários disponíveis quando lhes apetece, instalam sitemeters só para ver se a internet está a funcionar e citam outros bloggers sem querer saber de repercussões, sem imperativos de rigor absoluto. Os segundos zelam pela qualidade e elevação do debate que decorre nas suas caixas de comentários, acabam referidos nos jornais e na televisão, observam cuidadosamente os resultados dos seus sitemeters e extrapolam conclusões sociológicas, apostam numa imagem diferente, particular e única, citam cuidadosamente todos os outros bloggers e prolongam as suas discussões até à náusea.
Os primeiros existem porque precisam de ser escritos. Os segundos aparecem porque precisam de ser lidos.
Em comum, a crença que têm qualquer coisa para dizer.

P.S.: Este blog é platónico.

2 Comments:

Blogger Bhixma said...

Excelente post! Brincando um pouco,poder-se-ia dizer que os primeiro blogs são "éticos" e os segundos são "poéticos". Mas, a cisão referida traduz a natureza ambígua de um blog, a meio caminho entre um "diário" e um "jornal". Quem deseja intervenção pública, aposta claramente no segundo modelo (mesmo disfarçando-o com umas pinturas e uns poemas). Quem pretende um diário, encontra-se na seguinte contradição: por um lado, precisa de dizer tudo o que vai na alma (estilo confissão), mas, por outro, sabe que os diários só devem ser lidos postumamente... eu sigo a sua escola e, como tal, o meu blog é neo-platónico!

1:09 da tarde  
Blogger roque said...

tou completamente baralhado quanto ao teor bloguístico do meu blog... mas acho que insere-se numa miscelânea oriental de quem não tem nada de jeito para fazer com tudo aquilo que foi dito aqui...

2:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


Dr. Jay's